top of page

Hipódromo anos 50

História dos Concursos Hípicos em Cascais

desde 1936

No Hipódromo da Gandarinha em Cascais

Hoje Hipódromo Municipal Manuel Possolo

 Sou Manuel  Possolo!

INÍCIO DOS CONCURSOS HÍPICOS NA GANDARINHA DE CASCAIS

 

ACTUAL HIPÓDROMO MUNICIPAL MANUEL POSSOLO

Os amigos do cavalo formam um clã que tem na finalidade uma das suas principais características. Assim vemos em Cascais, um júri formado pelos mesmos fieis amigos que todos os anos estão a dar o prestante contributo, sempre com o mesmo entusiasmo e simpatia.

 

HISTÓRIA DO INÍCIO DOS CONCURSOS HÍPICOS NO HIPÓDROMO MUNICIPAL MANUEL POSSOLO EM CASCAIS DESDE 1936

 

 

Concursos hípicos em Cascais

 

Queremos dar a conhecer, de forma abreviada, a todos os amantes do hipismo, e aos leitores em geral, o início desta actividade desportiva em Cascais, ao ano de 1936, na qual, a Sociedade Propaganda de Cascais, na altura como Comissão Propaganda de Cascais, foi pioneira.

 

Ultrapassadas as dificuldades da altura, e com os meios disponíveis, a Sociedade Propaganda, consegue iniciar um percurso solido e constante, de concursos hípicos em Cascais.

 

Mantendo-se atenta ao que se passava no panorama nacional e internacional, a Sociedade Propaganda, alcançou o estatuto de um dos melhores organizadores de concursos hípicos do país.

 

Com tanto êxito neste projecto, esta Sociedade Propaganda, viu-se obrigada a uma constante melhoria do recinto, actual Hipódromo Municipal Manuel Possolo, para brindar aos concorrentes e publico em geral, o melhor que esta actividade desportiva tem para oferecer.

Assim como na organização e na divulgação dos concursos.

 

Sociedade Propaganda de cascais “ A Bem de Cascais “ desde 1934

 

 

 

Capitulo I

 

Quando em 1934 foi fundada a Comissão de Propaganda de Cascais e depois de organizados tantos eventos, havia necessidade de conseguir um terreno para levar a efeito concursos hípicos, situação que o Sr. Visconde dos Olivais resolveu ao ceder de forma gentil parte do Parque da Gandarinha provisoriamente, para que a sua realização fosse possível.

Foi necessário adaptar instalações, especialmente uma tribuna provisória para os membros do júri, assim como acolher entidades oficiais e amigos, para além havia a preocupação de receber um convidado muito especial, o então Presidente da República, Marechal Carmona, figura muito ligada à Comissão de Propaganda de Cascais.

Deste modo, foi possível então em 1936 a realização do primeiro concurso hípico, a “I TAÇA MARECHAL CARMONA”, do qual fizeram parte da comissão organizadora o General Boaventura Ferraz, o Eng.º Abreu Nunes, Manuel Possolo e o Tenente Aníbal Silva Reis, elemento que teve a iniciativa do evento, o qual foi apresentado em reunião sendo aprovado com grande entusiasmo pela direcção, principalmente por José Florindo de Oliveira.

Apesar da falta de comodidades oferecida aos espectadores este primeiro concurso teve enorme concorrência e grande êxito que levou a Comissão de Propaganda de Cascais, com o patrocínio da Sociedade Hípica Portuguesa, a organizar em 1937 o segundo concurso, denominado “II TAÇA MARECHAL CARMONA”, cujo programa oficial a favor da Santa Casa da Misericórdia de Cascais contou com a participação de 22 cavaleiros em Pista.

 

Capitulo II

 

No ano de 1938 a Comissão de Propaganda de Cascais levou a efeito mais uma prova de hipismo, a “I TAÇA DUQUE DE PALMELA”, com 24 cavaleiros, de cuja comissão organizadora fizeram parte o Dr. Filipe de Vilhena, delegado do Governo Militar de Lisboa, o Comandante Militar de Cascais, o Administrador do Concelho de Cascais, o Delegado da Federação Equestre Portuguesa, o Delegado da Sociedade Hípica Portuguesa, a Comissão de Turismo Marquês do Fayal, o Visconde dos Olivais, o Dr. Francisco Avelino de Sousa Amado, o Director de Campo Major José Mouzinho de Albuquerque, sendo Juízes de Campo Henrique Margaride Capitão, A. Buceta Martins, Tenente F. Ponce, Jorge de Mendonça, e como Cronometristas o Eng.º Abreu Nunes e o Tenente Silva Reis.

Em 1939 teve lugar mais um concurso hípico, terceiro com o patrocínio da Sociedade Hípica Portuguesa, com troféus oferecidos por diversas entidades. 

No começo dos anos 40 o hipódromo sofreu várias alterações, levadas a efeito pela Sociedade Propaganda de Cascais com a colaboração da Camara Municipal de Cascais pois tínhamos dificuldades em realizar mais concursos com mais dignidade porque a afluência de pessoas já era muita, assim demos continuidade aos concursos com mais categoria trazendo para Cascais mais cavaleiros com o patrocínio da Sociedade Hípica de Lisboa, nossos amigos, entidade que em 24 e 25 Agosto de 1940 em parceria com a Sociedade Propaganda de Cascais organizou mais um concurso, o 4.º de saltos.

O programa oficial contava na Comissão de Honra, com o senhor Ministro da Agricultura, o Ministro do Comércio, o Embaixador de Inglaterra, o Embaixador de Espanha, o Governador Militar de Lisboa, o Comandante Geral da Guarda Nacional Republicana, o Director da Arma de Cavalaria, o Director Geral dos

Serviços de Pecuária, o Presidente do Conselho Nacional de Turismo, o Presidente da Comissão de remonta, o Comandante Militar de Cascais, o Comandante do Regimento de Lanceiros n.º 2, o Comandante do Regimento de Cavalaria n.º 7, o Comandante do Regimento de Cavalaria da Guarda Nacional Republicana, o Presidente da Câmara Municipal de Cascais.

O delegado do Governo do Concelho de Cascais, o Presidente da Junta de Turismo de Cascais, o General Domingos de Oliveira, o Visconde dos Olivais, Frederico Schmidt, António de Sousa Lara, o Presidente da Sociedade de Propaganda da Costa do Sol, o Presidente da Federação Equestre Portuguesa e o Presidente da Sociedade Hípica Portuguesa.

O Concurso teve como Presidente do Júri, o Sr. Tenente-Coronel José Mouzinho de Albuquerque, e como Vogais o Delegado do Governo Militar de Lisboa, o Delegado da Sociedade Hípica Portuguesa, o Delegado da Sociedade Propaganda de Cascais, e como Vogais Substitutos os Senhores Marquês do Fayal, o Dr. Francisco de Sousa Amaral e o Dr. Pina Manique, sendo Director de Campo o Capitão António Oliveira Reis, acompanhado pelos Juízes de Campo os Senhores Capitão António Calado, o Tenente Fernando Ponce, Octávio da Silveira e Manuel Possolo, no Secretariado o Sr. Joaquim Chambel, e tendo como Cronometristas Profissionais o Eng.º Abreu Nunes.

Os eventos continuaram até 1944, entre os quais o “V Concurso Hípico de Cascais”.

A 1941, teve como convidados especiais Sua Ex.ª o Sr. Presidente da República, o Embaixador e Embaixatriz de Inglaterra, que serviu igualmente de comemoração à acção do corpo de Infantaria 19 na Guerra Peninsular.

Em 1942 a Sociedade Propaganda de Cascais homenageou o Brigadeiro Henrique Calado, cavaleiro internacional e olímpico, na Taça Rainha D. Amélia

A Câmara Municipal de Cascais, reconhecendo a importância desta Sociedade na divulgação da modalidade, decidiu levar a efeito os primeiros melhoramentos no Hipódromo da Gandarinha com vista à organização de eventos futuros, internacionais e nacionais, concursos que foram retomados em Abril de 1949, já com piso relvado, com a participação de Juan Carlos, Príncipe das Astúrias.

 

 Capitulo III

 

 ÚLTIMO CONCURSO OFICIAL DA ÉPOCA DE 1954

 

Com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, da Junta de Turismo de Cascais e da Sociedade Propaganda de Cascais, o Hipódromo da Gandarinha recebeu a última competição da época, onde participou o Capitão António Spínola, evento que teve a presença do Senhor Presidente da República, General Craveiro Lopes, acompanhado por Manuel Possolo.

 

 

XX CONCURSO HÍPICO INTERNACIONAL DE CASCAIS

 

Evento promovido pela Sociedade Propaganda de Cascais, que decorreu de forma brilhante em 1956 no Hipódromo Manuel Possolo com o patrocínio do Ministério do Exército, Câmara Municipal de Cascais e Junta de Turismo de Cascais, competição que contou com a participação de 40 cavaleiros, entre os quais os Capitães Fernando Cavaleiro, Duarte Silva, Rhodes Sérgio e o Tenente Xavier de Brito, concurso em que se destacou a amazona D. Ana Maria Ribeiro Ferreira, em “Cooltrane”, vencedora sem qualquer falta no tempo de 57 segundos da prova Junta de Turismo de Cascais.

Agosto de 1959 Henrique Calado, montando “Caramulo” e “Martingil”, foi o grande vencedor do “23.º Concurso Hípico Nacional de Cascais”, recebendo na cerimónia de encerramento da competição o troféu entregue por Sua Excelência o Presidente da República, Almirante Américo Tomás.

 

GRANDE PRÉMIO DE CASCAIS EM 1960

 

O Capitão Dom Rui Pereira Coutinho foi o grande vencedor do “Grande Prémio de Cascais”, que teve lugar no Hipódromo Manuel Possolo em 19 de Setembro, competição que terminou com grande brilho e seguida na tribuna pelo Chefe do Estado, Almirante Américo Tomás, que fez a entrega dos troféus do concurso.

 

Capitulo IV

 

 BODAS DE PRATA DO CONCURSO HÍPICO DE CASCAIS

 

 O evento que em 1961 assinalou os 25 anos do “Concurso Hípico de Cascais”, organizado pela Sociedade Propaganda de Cascais, e que contou com a presença de altas individualidades, com destaque para Sua Excelência o Presidente da República, Almirante Américo Tomás, contou dois momentos altos, a despedida do cavalo “Caramulo”, montado pelo Major Henrique Calado, cavaleiro que foi o vencedor da “Prova Marechal Carmona”, e a Medalha de Mérito Desportivo entregue a Manuel Possolo por Sua Excelência o Chefe do Estado.

48.º e  49.º CONCURSO DE SALTOS INTERNACIONAL DE CASCAIS

 

Em Agosto de 1984 o Hipódromo Manuel Possolo, durante quatro dias, recebeu a visita de cerca de 200 cavaleiros a fim de participarem no Concurso de Saltos, prova onde marcou presença a Princesa Helena de Bourbon, filha dos Reis de Espanha, entre espanhóis, franceses e portugueses.

 

Em 1985, entre os dias 22 e 25 de Agosto, a Sociedade Propaganda de Cascais levou a efeito mais uma edição do “Concurso de Saltos Internacional”, com entrada gratuitas para os jovens até aos 15 anos que marcou uma nota bem positiva na divulgação e dinamização do evento, que contou com prémios no valor de 1.300 milhares de contos.

 

 Jornada que teve a participação de credenciados cavaleiros portugueses, espanhóis, franceses, belgas e alemães, e que serviu para a Presidência da República galardoar a Sociedade Propaganda de Cascais com a Ordem D. Infante D. Henrique, por alvará de 18 de Maio de 1984, cerimónia que antecedeu a disputa do Grande Prémio em que o Senhor Almirante Henrique Afonso da Silva Horta, Chefe de Gabinete da Presidência da República, em representação de Sua Excelência o Chefe de Estado, impôs a insígnia referida no Estandarte da Sociedade Propaganda de Cascais, sujeitada por um dos três cavaleiros jovens na pista, perante a emoção e orgulho de todos os presentes.

 

 O encerramento do Concurso realizou-se no restaurante do Casino Estoril com a presença de várias individualidades, cavaleiros e familiares, oferta do Casino Estoril, graciosamente atendo ao nosso pedido.

 

Capitulo V

 

CONCURSO HÍPICO DE CASCAIS COMEMORA BODAS DE OURO

 

O evento que marcou os 50 Anos do “Concurso de Saltos Internacional de Cascais” serviu para o governo português homenagear o cavaleiro Brigadeiro Henrique Calado com a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo, e o Capitão Pimenta da Gama com a Medalha de Mérito Desportivo, entregues por João de Deus Pinheiro, Ministro da Educação, em representação do Senhor Primeiro Ministro, acompanhado por Mirandela da Costa, Director Geral dos Desportos, individualidades que descerraram as placas que ainda nos dias de hoje assinala no Hipódromo Municipal Manuel Possolo a homenagem aos dois cavaleiros.

 

A Sociedade Propaganda de Cascais, que na altura tinha um papel fundamental em prol do Desporto Equestre nacional, homenageou e elogiou os

cinco cavaleiros vivos – D. Fernanda Defense, Coronel António Crespo, Coronel Pascoal Rodrigues, Brigadeiro Henrique Calado e Capitão Pimenta da Gama – que participaram no primeiro Concurso de Saltos no Hipódromo da Gandarinha, entregando-lhes diplomas sobre a efeméride.

 

A apresentação da 50.ª edição do “Concurso de Saltos Internacional de Cascais”, para a comunicação social e concorrentes, teve lugar no Clube do Lago, no Monte Estoril, numa oferta da empresa Grey, Lda., solicitada por nós, a Sociedade Propaganda de Cascais, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Cascais e da Direcção da Federação Equestre Portuguesa

O Concurso, para além dos mais conceituados cavaleiros nacionais, onde pontuava Jorge Matias, contou com a participação de conjuntos de países

oriundos da Bélgica, Itália, Grã-Bretanha, França e Colômbia, destacando-se ainda a presença da equipa espanhola de Sua Alteza Real a Infanta Helena de

Bourbon, assim como a de Sua Alteza Real a Princesa Alla Amina, de Marrocos, num total de 70 concorrentes e 120 cavalos.

 

A Sociedade Propaganda de Cascais foi alvo de uma missiva da Federação Equestre Portuguesa pela organização da 50.ª edição do “Concurso de Saltos Internacional de Cascais”, onde a Direcção federativa, para além de referir a numerosa assistência e raro esplendor, elogiava e congratulava-se pelo elevado nível técnico e social do Concurso, felicitando todos os elementos da organização pela forma extraordinária como contribuíram para que o Desporto Equestre pudesse vir a ser praticado no futuro pelos jovens. Assina o Presidente da Federação Equestre Portuguesa.

 

Capitulo VI

 

CONCURSOS ENTRE 1987 E 2002

 

Os eventos levados a efeito pela Sociedade Propaganda de Cascais mantiveram-se até ao ano 2002, com o “51.º Concurso de Saltos Internacional de Cascais” em 1987, seguido em 1988 de um “Concurso Especial de Saltos” e o “1.º Concurso Nacional de Ensino da Costa do Sol”, seguindo-se em 1990 o “Concurso de Saltos Especial Nacional”, prova que durante três dias levou muito público ao Hipódromo Municipal Manuel Possolo, palco que em 1992 recebeu o “Concurso Internacional de Saltos de Cascais”, competição que contou com a participação de 275 conjuntos.

Em 1994 foi a vez do “Concurso de Saltos de Fronteira de Cascais”, prova onde o Major Henrique Calado somou mais uma brilhante vitória, recebendo o Hipódromo, em 2002, a pela primeira vez as melhores amazonas da Península

Ibérica num Concurso inserido no Programa dos Critérios de Cavalos Novos organizado pela Sociedade Propaganda de Cascais.

 

Capitulo VII

 

SEMANA EQUESTRE DA COSTA DO ESTORIL

 

 No ano de 1997, nos dias 1, 2, 3 e 4 de Maio, o Hipódromo Municipal Manuel Possolo recebeu, numa organização da Sociedade Propaganda de Cascais, a “Semana Equestre da Costa do Estoril”, em cujo programa constava a apresentação da Alta Escola pelo Centro Equestre da Lezíria Grande, evento que teve o apoio e parceria do Dr. José Horta e Costa, Presidente da Junta de Turismo da Costa do Estoril, e a colaboração da Câmara municipal de Cascais

A nível competitivo, o “31.º Concurso de Saltos Nacional A” contou com a inscrição de 180 cavaleiros, com destaque para Sua Alteza Real a Princesa Helena de Bourbon, seis cavaleiros espanhóis, três franceses, um irlandês, os olímpicos portugueses, os melhores cavaleiros e amazonas nacionais do ranking A.

 

O evento de 2002 encerrou os Concursos Nacionais e Internacionais organizados pela Sociedade Propaganda de Cascais, já que o Hipódromo Municipal Manuel Possolo iniciou as transformações que hoje se conhecem.

As obras levadas a efeito pelo Município de Cascais e concluídas em 2005, cujos melhoramentos deixou o Hipódromo como um dos melhores da Europa, com inauguração a 30 de Abril de 2005, altura em que a Sociedade Propaganda de Cascais regressou com os “Campeonatos da Juventude”.

 

A história dos concursos organizados pela Sociedade Propaganda de Cascais não termina aqui, continua até aos dias hoje com a feitura de inúmeros eventos nacionais e internacionais naquele que actualmente dá pelo nome de Hipódromo Municipal Manuel Possolo, o qual foi objecto de obras significativas ao longo dos anos.

 

 Capitulo VIII

 

CAMPEONATOS, CONCURSOS E FESTIVAIS DA JUVENTUDE

 

Em Setembro de 1960 iniciaram-se oficialmente, numa organização da Sociedade Propaganda de Cascais, no Hipódromo da Gandarinha os primeiros Campeonatos de Portugal de Obstáculos de juniores, sob a égide da Federação Equestre Portuguesa, tiveram como vencedor o jovem Miguel Saraiva, concurso que contou com o patrocínio da Câmara Municipal de Cascais e Junta de Turismo da Costa do Sol.

 

Eventos que a Sociedade Propaganda de Cascais manteve nos anos seguintes direccionados à juventude, com destaque para o “1.º Concurso Hípico de Amazonas” levado a efeito em 1961 juntamente com o Campeonato Nacional da Juventude, prova que na altura conquistou o público de Cascais, e que a Sociedade Propaganda de Cascais organizou ao longo de 36 anos, até 2012,

para iniciados, juvenis e juniores, assim como concursos da categoria A. B. e C,

campeonatos que em 2013 deram lugar à “Taça de Portugal da Juventude” que nos dias de hoje tem lugar no mês de Agosto no Hipódromo Municipal Manuel Possolo, eventos que contam desde sempre com os patrocínios da Câmara Municipal de Cascais e da Junta de Turismo da Costa do Sol, hoje Turismo Estoril, entre muitos outros, não oficiais, de preparação para os respectivos campeonatos.

 

Juntamente com os Campeonatos Nacionais da Juventude foram levados a efeito outros Concursos, como o do “Critério do Cavaleiro”, assim como na altura do Carnaval a Sociedade Propaganda de Cascais promoveu Festivais Hípicos, onde não faltaram as máscaras, organizando ainda o “FestivalPrimavera de Saltos da Juventude”, “Torneios Interescolar de Equitação”, jogos de Horseball, modalidade equestre que prendeu os jovens cascalenses.

 

O Hipódromo Municipal Manuel Possolo, numa organização da Sociedade Propaganda de Cascais, recebeu igualmente o “Open da Costa do Estoril” o “Troféu de Saltos de Obstáculos da Juventude da Costa do Estoril”, provas que contaram com o apoio da Federação Equestre Portuguesa, Câmara Municipal de Cascais, Junta de Turismo da Costa do Estoril e Junta de Freguesia de Cascais.

 

No ano de 2003, durante o Campeonato de Saltos Nacional C, que decorreu no Hipódromo Municipal Manuel Possolo, quatro jovens cavaleiros, Madalena Contreiras de Oliveira, Maria Ferreira Paulo, Pedro McBride e António Relvas, orientados pelo olímpico Francisco Caldeira, foram alvo de homenagem pela Federação Equestre Portuguesa e pela Sociedade Propaganda de Cascais, pela conquista da “Taça das Nações” conseguida em Itália.

O Hipódromo Municipal Manuel Possolo recebeu no fim-de-semana que antecedeu o seu encerramento o “Campeonato Nacional de Critério dos Cavalos”, dedicada a cavalos entre os 4 e os 7 anos, organizado pela primeira vez pela Sociedade Propaganda de Cascais, em parceria com a Federação Equestre Portuguesa, competição que contou ainda com mais uma edição do “Concurso de Amazonas”.

 

Aproveitando o regresso dos “Campeonatos Nacionais da Juventude” ao Hipódromo Municipal Manuel Possolo, após as obras que o tornaram um dos melhores europeus, este foi palco da apresentação do  Manual de Formação dirigido aos jovens cavaleiros, cerimónia que juntou governo e autarquia e que contou com a presença do Dr. Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e Desporto, Dr. António d’Orey Capucho, presidente da Câmara Municipal de Cascais, Dr. Duarte Nobre Guedes, presidente da Junta de Turismo da Costa do Estoril, Dr. Gentil Martins.

Em representação da Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal, General Galvão de Melo, D. Luís Vaz d’Almada, presidente da Federação Equestre Portuguesa e de Joaquim Aguiar, presidente da Sociedade Propaganda de Cascais, entidade organizadora dos campeonatos, assim como outras individualidades de relevo na modalidade, perante o muito público que ocupou as bancadas do Hipódromo.

 

Capitulo IX

 

TAÇA DE PORTUGAL DA JUVENTUDE

 

Com a impossibilidade de organizar os “Campeonatos Nacionais da Juventude”, a Sociedade Propaganda de Cascais passou a levar a efeito desde 2013, em Agosto, a “Taça de Portugal da Juventude”, devido à “Taça das Nações”, prova internacional que decorre no mesmo mês, situação que levou a Federação Equestre Portuguesa e a Sociedade Propaganda de Cascais a dialogar sobre o regresso dos campeonatos a Cascais, que implicará uma mudança no calendário oficial, que conta com a receptividade federativa para que os “Campeonatos Nacionais da Juventude” regressem para Cascais, o mais breve possível ao Hipódromo Municipal Manuel Possolo – e bem lutamos para que seja uma realidade.

Sociedade Propaganda de Cascais “ A Bem de Cascais “ desde 1934

"Graças à boa vontade da Sociedade Propaganda de Cascais, sempre pronta a servir o turismo naquela radiosa e progressiva vila, e ao esforço inquebrantável de Manuel Possolo. O hipódromo da Gandarinha deu-nos este ano dois concursos distintos, um para seniores como é hábito e outro novo para gente miúda, para os cavaleiros de amanhã, que merece louvores dado o interesse que os juniores estão demonstrando, a par de cuidada e meticulosa instrução.

O hipódromo, o mais lindo de quantos possuímos, encheu-se de público que não regatou aplausos e se interessou pelo desenrolar das competições .... de ano para ano o hipódromo da Gandarinha nos apresenta melhoramentos notáveis, numa ânsia de perfeição que não está longe de ser alcançada e que o tornará o melhor de quantos possuímos.

No último dia dignou-se assistir Sua Exª, o Chefe do Estado, Almirante Américo Thomaz, que foi recebido com grande manifestação de apreço e de simpatia. 

Craveiro Lopes recebe das mãos de Sua Ex.ª o Presidente da Republica a «Taça Marechal Carmona»

... Parabéns Manuel Possolo pelo seu Concurso e parabéns capitão Almeida Santos seu director técnico.

Louvores sinceros para a Sociedade Propaganda de Cascais e os nossos votos para que prossiga com fé e o mesmo entusiasmo."

Publicado em 1958

bottom of page