top of page

Reconhecimento de Utilidade Pública, diploma conferido a Sociedade Propaganda de Cascais, conforme consta do despacho no . Diário da Republica. II série, nº 141 de 22 de Junho de 1991

A Sociedade Propaganda de Cascais, fundada em 12 de Março de 1934, tem como principal objectivo a divulgação dos costumes, da história, do património e das tradições de Cascais. de entre as acções desenvolvidas destacamos as seguintes:

 

Criação do Clube Náutico Afonso Sanches, actual Clube Naval de Cascais;

Criação da comissão para a construção da Praça de Touros e posterior entrega à Santa Casa da Misericórdia de Cascais;

Diversos estudos e conferências sobre a história local com organização de visitas, concertos, exposições de fotografia e pintura, espectáculos tauromáticos e comemorações históricas, destacando se a homenagem ao Regimento de Infantaria 19;

Acção de preservação da torre Ameada do castelo de Cascais;

 

Organização dos corsos carnavalescos, das batalhas de flores;

 

Organização das festas de pescadores;

Organização das festas da Guia com romaria por mar à capela de Nossa Senhora da Guia;

Organização das festas do Espírito Santo com o tradicional Boi Bento, distribuído pelos pobres;

Organização do Primeiro Curso Internacional de Férias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa;

Organização da Festa Naval na Baía de Cascais com fins benemerente de auxílio aos pescadores;

Intervenção remodelação da Largo de Camões, com a "descoberta" da estátua e respectiva colocação da mesma no Largo do poeta em Cascais;

Campanha para a aquisição dos candeeiros do Largo Luís de Camões e ruas limítrofes;

Intervenção para a aquisição da Fonte Filipina que se encontra no jardim Visconde da Luz;

Colocou, junto ao troço de muralha subsistente, o gracioso lava-mãos monástico.

Estudos sobre a heráldica autárquica e brasões dos senhores de Cascais;

Organização das procissões de Santo António e outras;

Organização dos concursos de montras, dos jogos florais e da primeira Feira Modelo realizada no Palácio do Conde da Guarda, actualmente Paços do Concelho;

 

Organização dos concursos hípicos, nacionais e internacionais no Hipódromo Municipal Manuel Possolo, de Cascais

A 8 de Janeiro de 1991, alterou os estatutos com vista ao alargamento das actividades.

Título de Membro Honorário de Ordem do Infante Dom Henrique 

O Senhor presidente da República conferiu à Sociedade Propaganda de Cascais o título de membro honorário da Ordem do Infante Dom Henrique, por alvará de 18 de Maio de 1984.

 

Trata-se de um gesto de alto significado no momento em que a Sociedade comemora o seu 50.ª aniversário, demonstrando grande apreço pela sua actividade em prol do bom nome do concelho e muito especialmente pelo da vila de Cascais.

 

 

Agosto de 1985, em cerimónia que antecedeu a disputa do grande prémio do concurso internacional no hipódromo municipal Manuel Possolo em cascais e após ter sida proclamada através da instalação sonora do hipódromo a grandiosa actividade, ao longo dos seus 51 anos de existência o senhor Almirante Henrique Afonso da Silva Horta em representação de sua excelência presidente da República, impôs a insígnia da ordem do Infante Dom Henrique no estandarte da Sociedade Propaganda de Cascais, perante as Entidades Militares, Entidades Oficiais, amigos, e publico em geral, a acompanhar a  emoção e orgulho de toda a Direcção da Sociedade.

Em 30 de Agosto de 1982, a Sociedade Propaganda de Cascais, foi galardoada, em acto público de louvor, pela Câmara Municipal de Cascais, com a medalha de Mérito municipal.

Armando Vilar recebe a Medalha com muito orgulho e emoção

MONUMENTO HOMENAGEM AO CIAAC

 

Por iniciativa da Sociedade Propaganda de Cascais e da autoria por um dos seus directores, o Capitão Álvaro Pereira, o Monumento em homenagem ao Centro de Instrução de Artilharia Antiaérea e da Costa (CIAAC), unidade militar que ocupava a Cidadela de Cascais desde 1935, construído em pedra foi instalado no jardim em frente à porta principal da Fortaleza a 13 de Junho de 1984, dia da unidade e do seu patrono – Santo António.

 

Cerimónia que contou, para além da presença do Vice-Almirante Carlos Fontoura Garcês de Lencastre, presidente da Sociedade Propaganda de Cascais, acompanhado de todos os elementos da direcção, com a participação de diversas individualidades civis e militares, como os presidentes da Câmara Municipal de Cascais, da Junta de Turismo da Costa do Estoril e da Junta de Freguesia de Cascais, assim como do Coronel Faria Leal, comandante do CIAAC, assim como a viúva e familiares do General D. Miguel Pereira Coutinho, que assumiu em 1935 o comando daquela que foi a primeira unidade de artilharia antiaérea em Portugal.

Visita à Sede da Sociedade Propaganda de Cascais

A 8 de Abril de 1995, dia em que José Luís Judas, presidente da Câmara Municipal de Cascais, acompanhado por vereadores e por Eglantiva Ventinhas, presidente da Junta de Freguesia de Cascais, percorreu as várias colectividades e clubes do concelho numa visita de trabalho, tendo em vista inteirar-se das necessidades dos mesmos em relação ao presente e futuro.

 

Ronda que culminou com a visita à sede da Sociedade Propaganda de Cascais onde foi recebido por elementos dos seus órgãos sociais que fizeram questão de dar a conhecer ao edil de Cascais e à presidente da Junta a situação da sociedade e um pouco da sua história em prol de Cascais, acto que ficou registado com a entrega de diplomas e medalhas, comemorativas do 60.º Aniversário da Sociedade Propaganda de Cascais, a toda a comitiva, feita pelo presidente Joaquim Aguiar e restantes membros da direcção.

bottom of page