SOCIEDADE PROPAGANDA DE CASCAIS
Reconhecida de Utilidade Pública, Decreto-Lei Nº 460/77
Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique
Medalha de Mérito da Câmara Municipal de Cascais
ANOS
91
Ao serviço de Cascais
A Bem de Cascais desde 1934
CAMPEONATOS, CONCURSOS E FESTIVAIS DA JUVENTUDE
Em Setembro de 1960 iniciaram-se oficialmente, numa organização da Sociedade Propaganda de Cascais, no Hipódromo da Gandarinha os primeiros Campeonatos de Portugal de Obstáculos de juniores, sob a égide da Federação Equestre Portuguesa, tiveram como vencedor o jovem Miguel Saraiva, concurso que contou com o patrocínio da Câmara Municipal de Cascais e Junta de Turismo da Costa do Sol.
Eventos que a Sociedade Propaganda de Cascais manteve nos anos seguintes direccionados à juventude, com destaque para o “1.º Concurso Hípico de Amazonas” levado a efeito em 1961 juntamente com o Campeonato Nacional da Juventude, prova que na altura conquistou o público de Cascais, e que a Sociedade Propaganda de Cascais organizou ao longo de 36 anos, até 2012, para iniciados, juvenis e juniores, assim como concursos da categoria A.B. e C,campeonatos que em 2013 deram lugar à “Taça de Portugal da Juventude” que nos dias de hoje tem lugar no mês de Agosto no Hipódromo Municipal Manuel Possolo, eventos que contam desde sempre com os patrocínios da Câmara Municipal de Cascais e da Junta de Turismo da Costa do Sol, hoje Turismo Estoril, entre muitos outros, não oficiais, de preparação para os respectivos campeonatos.
Juntamente com os Campeonatos Nacionais da Juventude foram levados a efeito outros Concursos, como o do “Critério do Cavaleiro”, assim como na altura do Carnaval a Sociedade Propaganda de Cascais promoveu Festivais Hípicos, onde não faltaram as máscaras, organizando ainda o “FestivalPrimavera de Saltos da Juventude”, “Torneios Interescolar de Equitação”, jogos de Horseball, modalidade equestre que prendeu os jovens cascalenses.
O Hipódromo Municipal Manuel Possolo, numa organização da Sociedade Propaganda de Cascais, recebeu igualmente o “Open da Costa do Estoril” o “Troféu de Saltos de Obstáculos da Juventude da Costa do Estoril”, provas que contaram com o apoio da Federação Equestre Portuguesa, Câmara Municipal de Cascais, Junta de Turismo da Costa do Estoril e Junta de Freguesia de Cascais.
No ano de 2003, durante o Campeonato de Saltos Nacional C, que decorreu no Hipódromo Municipal Manuel Possolo, quatro jovens cavaleiros, Madalena Contreiras de Oliveira, Maria Ferreira Paulo, Pedro McBride e António Relvas, orientados pelo olímpico Francisco Caldeira, foram alvo de homenagem pela Federação Equestre Portuguesa e pela Sociedade Propaganda de Cascais, pela conquista da “Taça das Nações” conseguida em Itália.
O Hipódromo Municipal Manuel Possolo recebeu no fim-de-semana que antecedeu o seu encerramento o “Campeonato Nacional de Critério dos Cavalos”, dedicada a cavalos entre os 4 e os 7 anos, organizado pela primeira vez pela Sociedade Propaganda de Cascais, em parceria com a Federação Equestre Portuguesa, competição que contou ainda com mais uma edição do “Concurso de Amazonas”.
Aproveitando o regresso dos “Campeonatos Nacionais da Juventude” ao Hipódromo Municipal Manuel Possolo, após as obras que o tornaram um dos melhores europeus, este foi palco da apresentação do Manual de Formação dirigido aos jovens cavaleiros, cerimónia que juntou governo e autarquia e que contou com a presença do Dr. Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e Desporto, Dr. António d’Orey Capucho, presidente da Câmara Municipal de Cascais, Dr. Duarte Nobre Guedes, presidente da Junta de Turismo da Costa do Estoril, Dr. Gentil Martins.
Em representação da Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal, General Galvão de Melo, D. Luís Vaz d’Almada, presidente da Federação Equestre Portuguesa e de Joaquim Aguiar, presidente da Sociedade Propaganda de Cascais, entidade organizadora dos campeonatos, assim como outras individualidades de relevo na modalidade, perante o muito público que ocupou as bancadas do Hipódromo.
TAÇA DE PORTUGAL DA JUVENTUDE
Com a impossibilidade de organizar os “Campeonatos Nacionais da Juventude”, a Sociedade Propaganda de Cascais passou a levar a efeito desde 2013, em Agosto, a “Taça de Portugal da Juventude”, devido à “Taça das Nações”, prova internacional que decorre no mesmo mês, situação que levou a Federação Equestre Portuguesa e a Sociedade Propaganda de Cascais a dialogar sobre o regresso dos campeonatos a Cascais, que implicará uma mudança no calendário oficial, que conta com a receptividade federativa para que os “Campeonatos Nacionais da Juventude” regressem para Cascais, o mais breve possível ao Hipódromo Municipal Manuel Possolo – e bem lutamos para que seja uma realidade.
CAMPEONATOS NACIONAIS DA JUVENTUDE
Foi com um grande entusiasmo que a Sociedade Propaganda de Cascais, consegue trazer novamente para Cascais, os Campeonatos Nacionais da Juventude. Junta-se assim á grande festa da CAPITAL EUROPEIA DA JUVENTUDE 2018,
Saudação à Federação Equestre Portuguesa nossa parceira , e sincera congratulação a todos que colaboraram ao longo dos mais de 80 anos com a Sociedade Propaganda de Cascais, para levar a cabo , a realização dos concursos hípicos , que com toda a boa vontade, dedicação, empenho, e trabalho a Sociedade Propaganda logrou incrementar na vila de Cascais esta actividade desportiva, sempre com o apoio incondicional da Câmara Municipal de Cascais.
Agradecimentos muito especial ao actual presidente da C. M. C. , Dr. Carlos Carreiras, pela Sua presença, e pela continuidade ao apoio nos concursos hípicos da juventude.