top of page
Picadeiro

Picadeiro

Historia do Picadeiro no Hipódromo Manuel Possolo

Picadeiro

Picadeiro

Historia do Picadeiro no Hipódromo Manuel Possolo

O picadeiro no Hipódromo era um projeto antigo, que a Sociedade Propaganda vinha a desenvolver.

Com a existência de alguns picadeiros nos arredores de Cascais, fazia sentido, na Vila, ter no hipódromo Municipal Manuel Possolo um Picadeiro e  uma escola de equitação, projecto tão desejado por esta Sociedade.

 

Foram diversas as  reuniões que a Sociedade teve com a C.M. de Cascais, no sentido de darmos a conhecer o projecto, e de solicitar a colaboração necessário para a sua realização.

 

Foi então inaugurado a 7 de Agosto de 1988 pela Sociedade Propaganda de Cascais, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, o primeiro Picadeiro descoberto, com uma casa pré-fabricada para a secretaria,  no Hipódromo Municipal Manuel Possolo, estrutura que serviu para alojar a Escola de Equitação e que ao longo de 17 anos serviu os nossos alunos e as Associações de Deficientes do concelho.

A inauguração contou com a presença do então presidente da C.M.C., da direção da Sociedade Propaganda, entidades oficiais, comunicação social, amigos e vários cascalenses em geral.

 

Esta Sociedade viu a necessidade de ser aplicada no picadeiro, uma cobertura e iluminação elétrica, melhorias que contou com o esforço em conjunto da C.M.C. , da Junta de Turismo da Costa do Estoril e da Sociedade Propaganda.

 

Dando assim, um maior dinamismo à Escola de Equitação da Sociedade Propaganda, que passou a contar com  elevado aumento na participação de número de alunos e sócios, sendo ainda relevante e fundamental para a educação por parte de formadores terapeutas na ajuda a crianças e jovens da Associação Hípica com deficiência.

 

A inauguração  a 30 de Novembro de 1997 , conduzida pelo Presidente da C.M.C.,  com a presença do presidente da Junta do Turismo, a direção da S.P.C., entidades oficiais, comunicação social, e publico em geral.

 

A cerimonia contou com discurso e bendição da placa comemorativa, pelo Sr. Prior da vila, e palavras sentidas do presidente da S.P.C., Joaquim Aguiar, pelos apoios concebidos a esta Sociedade, no qual o fundamento da sua existência se mantem: " A Bem de Cascais". 

Em 2003, o picadeiro deixou de existir, para levar a cabo um projeto de modernização das instalações do hipódromo, com a finalidade de ser um dos melhores da Europa, assim, o Hipódromo Municipal Manuel Possolo foi alvo de requalificação das instalações, sendo na altura assinado um protocolo entre a Câmara Municipal de Cascais e a Sociedade Propaganda de Cascais visando a organização de concursos hípicos, que se mantém até aos dias de hoje.

 

A Sociedade Propaganda de Cascais, ao longo dos seus mais de 80 anos de existência sempre esteve aberta ás mudanças dos tempos, colaborando e apoiando todos os projetos "A Bem de Cascais".

103-S-x300.jpg

Cascais, 7 de Agosto de 1988

 

Inauguração do Picadeiro e Escola de Equitação  com a presença do Dr. Georges Dargent  Presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Cascais, 30 de Novembro 1997

 

Inauguração da cobertura e iluminação elétrica no Picadeiro  a 30 de Novembro 1997, com a presença do Senhor José Luís Judas Presidente da Câmara Municipal de Cascais e do Senhor Engº José Manuel Carinhas Presidente da junta de Turismo da Costa do Estoril

bottom of page